O balanço dos belicistasUma avaliação das consequências da Primeira Guerra Mundial num mundo onde ela não teve lugar. Nunca mais, temos de aprender com ela!Ainda não é possível fazer um balanço completo das consequências. É possível evitar uma catástrofe climática? Quantas vítimas causará uma catástrofe climática? Num outro mundo, teria sido possível evitar uma catástrofe climática sem a Primeira Guerra Mundial e todas as suas consequências?
De acordo com as primeiras estimativas, o mundo sem a Primeira Guerra Mundial estaria 20 anos mais avançado em termos de proteção climática. Quão crucial seria esta diferença para o futuro da humanidade?
A dupla contabilização das vítimas deve igualmente ser evitada no balanço.
Mas mesmo que dividíssemos o número de vítimas por um milhão de belicistas, continuaríamos a ocupar o primeiro lugar nas estatísticas dos assassinos em massa conhecidos.
Qualquer pessoa que faça publicidade a um medicamento na Alemanha deve incluir, após o anúncio, a frase "O seu médico ou farmacêutico informá-lo-á sobre os efeitos e possíveis efeitos indesejáveis". O mesmo deve ser feito em caso de incitamento à guerra. Cada declaração de um belicista deveria ser seguida de "O seu conselheiro de guerra informá-lo-á sobre os efeitos e possíveis efeitos indesejáveis".
|