O balanço dos belicistas

Uma avaliação das consequências da Primeira Guerra Mundial num mundo onde ela não teve lugar. Nunca mais, temos de aprender com ela!






Ainda não é possível fazer um balanço completo das consequências. É possível evitar uma catástrofe climática? Quantas vítimas causará uma catástrofe climática? Num outro mundo, teria sido possível evitar uma catástrofe climática sem a Primeira Guerra Mundial e todas as suas consequências?

  Primeira estimativa 20 anos à frente na proteção do clima


De acordo com as primeiras estimativas, o mundo sem a Primeira Guerra Mundial estaria 20 anos mais avançado em termos de proteção climática. Quão crucial seria esta diferença para o futuro da humanidade?

  Evitar a dupla contagem


A dupla contabilização das vítimas deve igualmente ser evitada no balanço.

  • Vítimas da Primeira Guerra Mundial
  • Vítimas de Lenine e Estaline (consequência da utilização de Lenine como arma de guerra alemã)
  • Vítimas das catástrofes de fome provocadas por Lysenko (consequência da utilização de Lenine como arma de guerra alemã)
  • Vítimas da Segunda Guerra Mundial (consequência do tratado de paz muito duro)
  • Vítimas da Guerra da Coreia e da Guerra do Vietname (consequência da utilização de Lenine como arma de guerra alemã, a teoria do dominó)
Quem é que deve ser considerado um belicista? Certamente que não são as pessoas comuns, mas apenas os decisores que deveriam estar cientes dos factos expostos na consulta sobre a guerra.

Mas mesmo que dividíssemos o número de vítimas por um milhão de belicistas, continuaríamos a ocupar o primeiro lugar nas estatísticas dos assassinos em massa conhecidos.

  Sobre os efeitos e possíveis efeitos indesejáveis


Qualquer pessoa que faça publicidade a um medicamento na Alemanha deve incluir, após o anúncio, a frase "O seu médico ou farmacêutico informá-lo-á sobre os efeitos e possíveis efeitos indesejáveis". O mesmo deve ser feito em caso de incitamento à guerra.

Cada declaração de um belicista deveria ser seguida de "O seu conselheiro de guerra informá-lo-á sobre os efeitos e possíveis efeitos indesejáveis".

  Aconselhamento de guerra hoje


  • A escalada pode transformar-se numa guerra termonuclear.
  • Os sistemas de aliança não são fiáveis, veja-se a Itália na 1ª e 2ª Guerra Mundial.
  • O estado das forças armadas de um país num conflito é difícil de avaliar.
  • O rácio entre a tecnologia militar própria e a tecnologia militar dos potenciais adversários é difícil de avaliar.
  • Uma guerra convencional de grandes proporções pode também atrasar significativamente a proteção eficaz do clima e conduzir a desenvolvimentos catastróficos.
Política - alvos políticos do PEGE Política - alvos políticos do PEGE
Não-político, pragmático, do outro lado das ideologias, conta na nossa política apenas um objetivo: Uma civilização duradoura capaz de se desenvolver sobre uma base estável.




  As consequências da Primeira Guerra Mundial


Como seria o mundo hoje se os belicistas não tivessem sido bem sucedidos após a tentativa de assassinato do herdeiro do trono, o arquiduque Franz Ferdinand?

Após o assassinato em Sarajevo em 1914
Após o assassinato, o entusiasmo pela guerra foi alimentado na Áustria-Hungria. Os belicistas completamente irresponsáveis não faziam ideia das consequências.


Outra cronologia sem a 1ª Guerra Mundial
O que teria acontecido se os belicistas não tivessem sido bem sucedidos em 1914, se não tivesse havido a Primeira Guerra Mundial? Ter-se-ia desenvolvido um mundo completamente diferente!


Qual seria o estado da crise climática sem a 1ª Guerra Mundial?
Talvez a primeira conferência sobre o clima não se tivesse realizado no Rio em 1992, mas em Estocolmo em 1932. Talvez as alterações climáticas já fossem hoje um problema largamente resolvido.




          O balanço dos belicistas: Uma avaliação das consequências da Primeira Guerra Mundial num mundo onde ela não teve lugar. Nunca mais, temos de aprender com ela! https://politics.pege.org/world-war-1-consequences-pt/warmonger-balance.htm