Outra cronologia sem a 1ª Guerra MundialO que teria acontecido se os belicistas não tivessem sido bem sucedidos em 1914, se não tivesse havido a Primeira Guerra Mundial? Ter-se-ia desenvolvido um mundo completamente diferente!
De repente e inesperadamente, houve um golpe de Estado em Moscovo. Ninguém estava à espera. A arma secreta alemã, Lenine, tinha atacado. Sem a Primeira Guerra Mundial, Lenine teria permanecido no asilo suíço e a Rússia ter-se-ia tornado uma monarquia constitucional. A Rússia na Primeira Guerra Mundial até à Revolução de outubro (1914 a 1917)
Ter-se-ia formado uma bolha económica independentemente da Primeira Guerra Mundial. Mas sem as enormes consequências económicas da Primeira Guerra Mundial, o curso dos acontecimentos teria sido muito mais suave. Especialmente na Alemanha, não teria havido radicais extremistas que usaram o desespero da população para tomar o poder.
A Segunda Guerra Mundial teve duas componentes: A Alemanha nazi contra o resto da Europa e mais tarde contra os EUA. O Japão contra o Sudeste Asiático e mais tarde contra os EUA. Pode presumir-se uma Alemanha pacífica. Mas o que teria acontecido ao Japão? Pré-história da Segunda Guerra Mundial na região do Pacífico Até que ponto poderia a agressão japonesa ter sido contida? Após a subida de Hitler ao poder em 1933, o Japão podia partir do princípio de que a Europa estaria em breve preocupada com os seus próprios problemas. Os japoneses tinham razão. Em 1941, a Grã-Bretanha enviou apenas dois navios de guerra para travar a agressão japonesa. Ambos os navios foram afundados por aviões de combate japoneses a 10 de dezembro de 1941. Afundamento do HMS Prince of Wales e do HMS Repulse Esta reação completamente inadequada à agressão japonesa é compreensível. No Atlântico Norte, todos os navios de guerra eram necessários para proteger os comboios provenientes dos EUA. No Mediterrâneo, todos os navios de guerra eram necessários para conter a agressão da Alemanha nazi e da Itália contra Malta e o Norte de África. A Batalha da Grã-Bretanha só tinha terminado no início de 1941. Apenas uma pequena fração do potencial militar podia ser enviada para o Extremo Oriente. Mas o que é que teria acontecido se a Liga das Nações fosse muito forte em vez de uma barraca deltaica ridicularizada por Hitler? Talvez a agressão do Japão não tivesse começado de todo. Talvez a agressão do Japão tivesse sido travada muito rapidamente. Em vez de se limitar a enviar o HMS Prince of Wales e o HMS Repulse para o seu destino, talvez uma frota unida da Liga das Nações, com navios da Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Áustria-Hungria e Rússia, tivesse partido para o Extremo Oriente um ou dois anos antes.
Ao inventar uma nova biologia socialista, Lysenko ganhou grande influência sob Estaline. Os seus métodos de cultivo foram ordenados e contribuíram grandemente para grandes fomes. Mais recentemente na China em 1958. Trofim Denisovich Lysenko.
Após o ataque a Pearl Harbor, os EUA tornaram-se uma enorme fábrica de armamento gerida pelo Pentágono. Durante os anos de guerra, até 37% do PNB foi investido no sector militar. Este complexo industrial militar procurou manter-se após a Segunda Guerra Mundial. A ameaça comunista, a teoria do dominó, segundo a qual um país após outro poderia tornar-se comunista. Todas as consequências do facto de a Alemanha ter utilizado Lenine como arma contra a Rússia na Primeira Guerra Mundial. Sem isso, a despesa militar dos EUA ter-se-ia mantido nos níveis anteriores a 1941. Um exemplo de como o orçamento militar dos EUA é absurdamente elevado: 40 000 km de caminhos-de-ferro de alta velocidade na China custaram apenas cerca de 2 anos do orçamento militar dos EUA. |