Após o assassinato em Sarajevo em 1914

Após o assassinato, o entusiasmo pela guerra foi alimentado na Áustria-Hungria. Os belicistas completamente irresponsáveis não faziam ideia das consequências.






Existem consultores financeiros. Existem regras jurídicas para os consultores financeiros. O consultor financeiro deve informar o cliente sobre os riscos de um investimento. Mas e os conselheiros de guerra? Não se trata apenas do futuro económico, mas da vida. Graças ao nosso atual sistema social, é agora possível sobreviver a um fiasco económico. Pode ser-se pobre, mas pelo menos está-se vivo.

  Informação de risco de um consultor de guerra


Um ataque à Sérvia seria um caso de aliança para a Rússia enquanto potência protetora da Sérvia e poderia levar a Rússia a entrar na guerra.

Existe a aliança franco-russa. Assim, a França também entraria na guerra.

A Aliança Tripartida com a Itália manter-se-á? Irá a Itália entrar em guerra ao lado da Alemanha, da Áustria-Hungria? O que acontece se a Itália permanecer neutral? E se a Itália entrar na guerra contra a Alemanha, Áustria-Hungria? Esta possibilidade é um grande perigo no planeamento da guerra.

O quê, pensas seriamente que a França pode ser facilmente derrotada graças ao Plano Schlieffen? Se marcharem pela Bélgica, forçam a Inglaterra a entrar na guerra. A Inglaterra e os EUA voltaram a dar-se muito bem muito tempo depois da Guerra da Independência, pelo que o enorme potencial industrial dos EUA faria frente à Alemanha, à Áustria-Hungria.

O quê, acham que podem impedir eficazmente o abastecimento dos EUA à Inglaterra com a nova arma maravilhosa, o submarino? E se os EUA entrarem na guerra depois de afundarem alguns navios?

  Não houve aconselhamento de guerra


A população não estava minimamente informada sobre as possíveis consequências da guerra. Pelo contrário, quem queria a paz era desprezado como traidor da pátria. Os militares amantes da guerra tinham a ideia ingénua de que iríamos festejar o Natal de 1914 em casa, como heróis de guerra condecorados.

Todo o conhecimento sobre a Guerra Civil Americana foi ignorado e levou a enormes perdas nos primeiros meses da guerra. No último ano da Guerra Civil Americana, a metralhadora Gatling foi utilizada pela primeira vez.

As noções românticas dos militares deram lugar à realidade das trincheiras.

  O que um conselheiro de guerra não podia saber em 1914


Tudo o que foi mencionado acima no aconselhamento de guerra era conhecido em 1914, completamente suficiente para decidir a favor da paz. O que nenhum conselheiro de guerra poderia saber em 1914: A Alemanha estava a usar Lenine como arma de guerra contra a Rússia em 1917. A consequência após a Segunda Guerra Mundial foi a Guerra Fria entre os EUA e a URSS, em que a humanidade teve de tremer durante décadas com a possibilidade de ser dizimada numa guerra termonuclear acidentalmente desencadeada.

Na crise dos mísseis de Cuba, por exemplo, os destróieres americanos perseguiram ao máximo um submarino da URSS, sem qualquer ideia de que esse submarino tinha torpedos com ogivas nucleares.

Política - alvos políticos do PEGE Política - alvos políticos do PEGE
Não-político, pragmático, do outro lado das ideologias, conta na nossa política apenas um objetivo: Uma civilização duradoura capaz de se desenvolver sobre uma base estável.




  As consequências da Primeira Guerra Mundial


Como seria o mundo hoje se os belicistas não tivessem sido bem sucedidos após a tentativa de assassinato do herdeiro do trono, o arquiduque Franz Ferdinand?

Outra cronologia sem a 1ª Guerra Mundial
O que teria acontecido se os belicistas não tivessem sido bem sucedidos em 1914, se não tivesse havido a Primeira Guerra Mundial? Ter-se-ia desenvolvido um mundo completamente diferente!


Qual seria o estado da crise climática sem a 1ª Guerra Mundial?
Talvez a primeira conferência sobre o clima não se tivesse realizado no Rio em 1992, mas em Estocolmo em 1932. Talvez as alterações climáticas já fossem hoje um problema largamente resolvido.


O balanço dos belicistas
Uma avaliação das consequências da Primeira Guerra Mundial num mundo onde ela não teve lugar. Nunca mais, temos de aprender com ela!




          Após o assassinato em Sarajevo em 1914: Após o assassinato, o entusiasmo pela guerra foi alimentado na Áustria-Hungria. Os belicistas completamente irresponsáveis não faziam ideia das consequências. https://politics.pege.org/world-war-1-consequences-pt/after-the-assassination.htm